Marketing para franquias: 5 dicas para bombar a sua loja

Marketing para franquias: 5 dicas para bombar a sua loja

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Marketing para franquias: 5 dicas para bombar a sua loja

Depois de estruturar todo seu plano de investimento, botar em prática e começar a executar seu negócio, é muito comum que você fique em dúvida sobre como nutri-lo para garantir a saúde daquele estabelecimento comercial. 

Dentre estas questões, podemos destacar algumas, como: 

Como sua franquia tem agido na hora de conquistar o público? Você tem conseguido atrair pessoas interessadas o suficiente para bater todas as metas alinhadas com a equipe?

Conquistar clientes realmente é um desafio que precisa ser enfrentado por qualquer empreendedor e que está longe de ser fácil, mas traz benefícios e recompensas vitais para a empresa.

Caso você ainda não esteja atingindo o público necessário para impactar os números do seu negócio, é necessário rever as estratégias de atração e vendas que vocês adotaram. Neste artigo, indicaremos alguns caminhos que você pode seguir quando falamos em marketing, por isso indicamos que você leia até o final.

E caso você ainda tenha dúvidas sobre investir ou não em franquias e gostaria de ter acesso a mais informações sobre o tema, não deixe de conferir também o material que preparamos chamado “Franquias são um investimento seguro?” e veja os dados que reunimos sobre o tema. 
 

1 - Marketing para franquias: conheça seu público 


Você conhece o público da sua franquia? Conhece de verdade? Entende seus hábitos, seus desejos, suas dores e preocupações? O que o faz comprar de você e o que poderia fazê-lo escolher um concorrente? 

Você precisa ter a resposta para todas essas perguntas na ponta da sua língua e seus colaboradores também precisam. É a partir do conhecimento sobre seu público que todas as suas estratégias devem ser estrategicamente planejadas.

Um dos lados positivos é que, como você está investindo em uma franquia, provavelmente a franqueadora já realizou muitos estudos sobre o tema e pode te orientar a seguir o melhor caminho quando precisar impactar os clientes.

Mas é importante que você vá além e faça pesquisas por si próprio, já que o perfil do cliente pode variar de acordo com a região. Deixe de lado aquele velho pensamento de que a definição de público alvo é apenas algo como “Homens e Mulheres de 30 a 45 anos pertencentes às classes B e C”. Você precisa ser mais detalhista e reunir mais informações.

Faça algumas ações para descobrir onde seu cliente ideal está, o que ele gosta de fazer, como sua marca beneficia a vida dele e outras coisas do tipo. 

Para reunir estas informações, você pode oferecer cupons de desconto com a condição de que o público responda uma enquete, por exemplo.
 

2 - Marketing para franquias: aumente sua presença na internet


É inegável a relevância do papel que a internet possui hoje. Muitos especialistas já a consideram como a principal forma de mídia. É o local ideal para as marcas se aproximarem do público. A velocidade com que a informação é disseminada nesse meio é admirável e isso faz com que você possa se adequar ao público de forma eficiente, um ponto que já mencionamos a importância anteriormente.

Por isso, é indispensável que você esteja nas redes sociais, gerando conteúdo, conversando com seus clientes, produzindo peças e divulgando informações institucionais relevantes. Estar na rede social do seu cliente é o mesmo que estar em seu dia a dia.

E com as segmentações oferecidas por empresas como o Facebook, os anúncios e posts patrocinados ganham cada vez mais força e relevância para as instituições. 

Mas antes de começar a criar contas impulsivamente em todas as redes sociais que você conhece, lembre-se de, novamente, pensar em seu público. É possível que eles acessem pouco o Instagram, mas acessem muito o Linkedin, por exemplo. 

Lembre-se também de que você precisa seguir as diretrizes de comunicação da empresa franqueadora, então fique bastante atento a tudo que eles enviarem a você.


3 - Marketing para franquias: não foque apenas em novos clientes. Lembre-se dos que você já tem.


Construir um relacionamento com seu cliente é algo muito necessário. Relações pós-vendas e estratégias para levá-lo novamente ao seu estabelecimento são coisas que você deve sempre pensar para a saúde do seu negócio.

É importante pensar em promoções bumerangue, por exemplo, onde você oferece um benefício pelo retorno do cliente. Existem inúmeras medidas que você pode tomar para alcançar isso. 

As compras do mês atual valerem descontos para o mês seguinte é um exemplo de tática válida para garantir esse interesse frequente. Ela pode ser utilizada, inclusive, para trazer consumidores durante os meses de menor movimento em sua empresa.

Pare para pensar também nos motivos que fariam alguém sentir vontade de retornar ao local e fechar negócio com você novamente. O que ela sentiu ao entrar no local, conversar com seus colaboradores, checar o produto e realizar o pagamento? Em outras palavras: como foi a experiência dela ao negociar com sua empresa?

Essa palavrinha, “experiência” é algo que você precisa ter em mente a todo momento quando pensar em seu público. Seus clientes têm uma boa experiência na sua franquia? Como você pode melhorar este ponto e marcar um ponto positivo nos sentimentos do seu público em relação ao seu negócio?

Ou seja, invista em experiência!
 

4 - Marketing para franquias: seja rigoroso com o local da sua franquia


Uma coisa é certa: as pessoas julgam muito estabelecimentos pelo estado de seus espaços físicos. Um lugar bem decorado, acessível, limpo, confortável e bem iluminado interfere diretamente na experiência que pontuamos anteriormente e incentiva o cliente a consumir seu produto. Ou seja, também é uma forma de marketing.

O espaço deve refletir diretamente a mensagem que você quer passar ao cliente. Tudo deve ser selecionado com bastante atenção para que os detalhes da empresa já somem pontos positivos por si próprios.

Escolha bem os expositores, vitrines, prateleiras e demais objetos que precise utilizar no local, Pense em como harmonizar acessórios e peças de decoração de acordo com seu público. 

Em determinados tipos de negócio, principalmente os que contam com um atendimento ou espera mais longa, é importante deixar coisas como água e café à disposição do cliente para que ele sinta menos o transtorno que muitas vezes é causado pelo tempo de espera.  

Mas no fim, o que gera uma experiência positiva de verdade para você é o modo como sua equipe comercial é capaz de tratar os clientes que demonstram interesse em sua loja. Um bom atendimento ainda é uma das coisas que nenhum consumidor abre mão. Ele precisa ser bem atendido. 

As mais eficientes estratégias de marketing serão inúteis se a equipe comercial não estiver bem alinhada com a filosofia da empresa. Todo o interesse de um potencial cliente pode ser morto pela antipatia ou outra coisa que possa ser vista como hostilidade por parte de um colaborador. 

Vale lembrar que você deve ser exigente até mesmo com você. Afinal, lembre-se de que a pessoa mais interessada no funcionamento do negócio é você, não é? Então é preciso sempre pensar como você tem contribuído para um bom atendimento, para a organização do local, por “dar vida” ao ambiente e tudo mais. É comum que empreendedores acabem se sabotando por não entenderem a importância da autoavaliação. 
 

5 - Marketing para franquias: seja criativo


Problemas requerem soluções e isso é óbvio. O que nem sempre será óbvio é qual a solução ideal para o problema. Muitas vezes, é necessário pensar muito e puxar da memória diversas referências para alcançar o resultado necessário. Quando o problema é atrair clientes para a sua franquia, você deve pensar bastante no que é atraente para eles e então agir de acordo. 

Busque parcerias com negócios que não sejam concorrentes mas atendam o mesmo público, por exemplo. Marque presença em eventos interessantes, produza conteúdos relevantes, fale com influencers, ofereça brindes legais, etc. Há uma infinidade de atitudes que você pode tomar para que seu público veja mais valor em seu negócio e se sinta querido. 
 
Nem sempre a solução aparecerá de forma fácil, mas pesquisando bem, conversando com colegas de profissão, mantendo contato com a franquia e tudo mais, você conseguirá resolver bastante coisa. O importante é não se desesperar e sempre avaliar tudo com bastante calma. 

Com empenho, estudo e pesquisa, você conseguirá alcançar bastante sucesso em seu negócio. Você já fez uma boa escolha ao apostar neste negócio, uma vez que franquia é um investimento rentável

Na hora de atrair público, a franqueadora é uma das maiores aliadas que você pode ter ao seu lado. É muito útil ter a orientação e a colaboração de uma empresa que já testou seu modelo de negócio, investe em conhecimento através dos anos e te permite fazer parte de uma rede de compradores que consegue te garantir preços e condições exclusivas com fornecedores e parceiros.

Contar com uma equipe completa de assessoria, assistência nas negociações, incluindo o ponto de vendas que contribui para a experiência do público e treinamento em atendimento, além de um manual de operação, administração e até mesmo marketing, auxilia muito o investidor a alcançar o sucesso comercial que está buscando.

Nós sempre buscamos oferecer a nossos franqueados todo o suporte necessário para que seu negócio seja nutrido e administrado com eficiência. Temos uma equipe especializada no setor de franquias e nos esforçamos para continuar sempre evoluindo e oferecendo as melhores opções do mercado a quem confia em nós.

Descubra mais sobre todas as vantagens que oferecemos a nossos franqueados. Não deixe de conferir também os conteúdos disponíveis em nosso blog que podem te ajudar a ter muitas novas ideias e adquirir mais conhecimento sobre o mercado em que você está inserido.

Para qualquer dúvida ou qualquer outra coisa que você precisar, nossa equipe está a postos para falar com você. Venha conversar com a gente! Estamos ansiosos pelo seu contato.